sábado, 7 de janeiro de 2012

Pseudociência e Misticismo



O post anterior explicava a importância que o Método Científico exerce na produção de novos conhecimentos. Porém, existe uma lacuna entre ciência e conhecimento chamada Pseudociência.

O que é Pseudociência?
Você deve conhecer algo sobre Esoterismo, Numerologia, Astrologia, Magia, dentre outros termos bastante atraentes. São assuntos muito divulgados e difundidos por entre as pessoas (especialmente para os mais supersticiosos). O problema é quando tais assuntos insistem em "vestir" uma "roupagem" falsa de Ciência.

Muitos adeptos não aceitam quando suas ideologias são criticadas. Meu intuito aqui não é atacar, mas conjecturar sobre os meus pontos de vista acerca desses assuntos. Se você é seguidor de algum guru, acredita em magia ou milagres ou gosta de ler o seu horóscopo diário e se incomoda com algo que eu possa dizer, pare de ler e não dê atenção.


As pessoas tendem a gostar de assuntos místicos. O desconhecido encanta, assusta, intriga... Enfim, chama a atenção das pessoas. Vou comentar um pouco sobre algumas pseudociências ou assuntos relacionados a misticismo.

ASTROLOGIA E HORÓSCOPO


Com certeza, esse é um tema que atrai muitos adeptos. Se você é alguém que crê com veemência que não pode sair de casa sem ler o sobre o seu signo, esse é um assunto que vai te atrair. Não tenho nada contra astrólogos ou quem gosta de horóscopo. Mas penso que o assunto não deve ganhar tanta atenção como ganha atualmente. Pessoas procuram orientação astrológica para seguirem com suas rotinas, imaginando que o horóscopo vai de alguma forma dar um "empurrãozinho" em suas vidas. Astrologia é uma questão de crença, porém não verificável ou passível de análise crítica. Não há base que corrobore os efeitos dos astros sobre a personalidade ou caráter de alguém. Nem sempre o horóscopo do dia vai coincidir com a realidade. É só uma questão simples: não é lógico pensar que o horóscopo de hoje vai ser idêntico a todos (na casa dos milhões) os librianos, não vai. O horóscopo é apenas um amontoado de frases de efeito comuns a várias pessoas, sempre com mensagens de prosperidadade e bonança. A minha dica é: não leve tão a sério a astrologia, não tem efeito prático nenhum na sua vida.

UFOLOGIA



Outro tema que chama atenção de algumas pessoas e atrai multidões em todo o mundo é a Ufologia. Não é uma ciência, embora tente chegar lá. Como toda pseudociência, se baseia apenas em especulação. Não tem bases práticas para se sustentar sozinha. Eu mesmo faço parte de um grupo de ufologia no facebook, mas não vejo a ufologia de forma tão fantástica, apenas vejo como bom cético que sou. É um assunto interessante... Pode ser que haja vida inteligente fora do planeta, mas ainda não podemos afirmar com provas. Não podemos afirmar que nos visitam com frequência ou que tentam entrar em contato conosco, se é que existem da maneira como imaginamos. A Astrobiologia ou Exobiologia (ciência que busca vida no espaço) se ocupa da tarefa, mas até o momento temos poucas informações, apenas sobre elementos químicos e formas de vida simples (bactérias). As especulações continuam.

SETI

Carl Sagan: um dos maiores divulgadores de ciência de todos os tempos. Autor da série de televisão Cosmos, deixou um legado sólido e valioso. Com seu senso crítico e ceticismo, fez com que muitas pessoas começassem a ler sobre Ciência e se interessarem por Astronomia e Cosmologia.

O cientista Carl Sagan foi um dos idealizadores do projeto SETI (Search for Extra-Terrestrial Intelligence). O projeto em questão é o responsável por buscar por vida inteligente fora do planeta. Inclusive enviaram a famosa Mensagem de Arecibo (ver imagem abaixo), contendo os principais elementos constituintes da nossa sociedade. O Radiotelescópio de Arecibo se encontra em Porto Rico. Diferentemente da pseudociência, o projeto SETI se baseia em Astronomia para encontrar evidências de vida extraterrestre.



MAGIA, PARANORMALIDADE E MITOS

Muitos afirmam ter habilidades sobrehumanas. Outros muitos relatam ter presenciado tais eventos. Graças aos desenganadores e ilusionistas que desmascaram mitos ou farsas, podemos saber da verdade. Alguns arriscam em vestir a magia com ciência, algo inadmissível em nosso meio.

MAGIA: PENN JILLETTE E TELLER


A dupla de ilusionistas já quebrou muitos paradigmas e revelou a verdade a nós. Com truques muito bem preparados, os dois fazem shows e até apresentam um programa de televisão, o Bullshit!, onde desmistificam vários mistérios e algumas curiosidades da atualidade (abduções, homeopatia, milagres bíblicos, dentre outras coisas). Os dois divulgam ideias de ceticismo, ateísmo e descrença, de forma bem humorada e sarcástica. Vale a pena conferir mais sobre eles. Você encontra vários vídeos dos programas no YouTube.

PARANORMALIDADE: JAMES RANDI


James Randi é um desenganador profissional. Ele ofereceu um prêmio de um milhão de dólares a quem conseguir provar diante de uma audiência algum fenômeno paranormal (até o momento ninguém provou algo do tipo). Ele é o fundador de uma entidade educacional que visa estudar e pesquisar a paranormalidade, a pseudociência e o sobrenatural (http://www.randi.org/site/). Conheça mais sobre o trabalho de Randi.

MITOS: JAMIE HYNEMAN E ADAM SAVAGE, OS MYTHBUSTERS


Muito conhecidos do público, esses dois são "quebradores de mitos" legítimos. Usando conhecimentos de física, engenharia e matemática, Jamie e Adam, acompanhados de sua equipe, desmascaram mitos que atiçam a nossa curiosidade. Já conseguiram provar muita coisa, de desafios simples até mais complexos. Os Mythbusters são caçadores natos, empenhados em trazer respostas a várias perguntas do cotidiano. São bons divulgadores de ciência, atualmente.

Enfim, o meu intuito era o de comentar alguns dos principais temas em voga sobre Pseudociência e assuntos relacionados. Espero ter conseguido passar a mensagem de forma clara e dinâmica.

Um abraço.

2 comentários:

  1. Ha, eu acho que astrologia pode descrever o carácter de uma pessoa, eu vejo isso por mim e por meus amigos e família. Claro que não acredito em horóscopo diário, muito menos uso astrologia para saber o que devo fazer da minha vida.

    Podia ter entrado um pouco mais no assunto do 'misticismo', e ter até mesmo citado Chico Xavier já que de certa forma faz parte da cultura brasileira.

    ResponderExcluir
  2. A questão é que tem muita gente que faz exatamente isso, se torna dependente disso. É apenas uma interpretação superficial, não há nenhuma conexão a respeito da regência de um planeta sobre a vida de uma pessoa. Acredita quem quer, mesmo que não seja real.

    Quanto ao tema que você falou, fica pra outro post. Mas seria algo bom de abordar nesse tópico aqui, até tinha pensado em incluir. Preciso pesquisar mais sobre espiritismo e espiritualismo.

    ResponderExcluir